sábado, 21 de janeiro de 2012

Angústia


Olá, Meninos & Meninas!


Espero que estejam todos bem... e preparados psicologicamente pra esta postagem.
Titia anda muito etimológica por esses dias, portanto hoje vamos conhecer mais um "significado oculto" [uuh, trilha sonora do "Arquivo X", por favor! Mas a versão da Enya, que condiz mais com a minha persona haha].


Pois bem, a palavra de hoje [como o título já denunciou] é Angústia.
Um bom dicionário a define: “estado de ansiedade, inquietude; sofrimento, tormento” e esta é a acepção mais conhecida… Há outras muito interessantes e eu recomendo uma consulta sem compromisso ao Houaiss ou ao Aurélio! (sempre que pode titia olha os dois, mas um dos hobbies dela é ler dicionários, então uma espiadinha só em um dos dois já estará de bom tamanho para reles mortais…).

Mas o que nos interessa agora é esclarecemos de onde vem a palavra, não é?  Então vamos ao que importa: o fato de ela ter vindo do Latim.  Sua origem é “angustiae”, uma palavra usada no plural pra designar o que nós chamamos de “Desfiladeiro”,  “Abismo”.  Pra ser sincera e abrir meu coração de tinta com vocês, meus caros, ao descobrir isso titia pensou em primeiro lugar que era por conta da vertigem que se sente ao estar à beira de um precipício e da tendência que alguns de nós sentem de nos rendermos à tentação do pulo…  Mas não, não é isso…  O buraco é mais embaixo…  é a sensação de aperto que se sente no fundo do poço que denomina essa sensação horrenda.  Ela vem de um verbo que significa “apertar”, algo muito óbvio quando lembramos da opressão que sentimos em nosso peito quando acometidos por ela.  Estar angustiado é estar preso em um lugar estreito, sem escapatória; em suma, o pior pesadelo dos claustrófobos.


Eis a aulinha desta semana finda, meus amores! Não desejo a vocês a confirmação prática deste post…




Sintam-se todos osculados e amplexados!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostre ao mundo até onde você viajou nesta maionese em que se encontra!