domingo, 1 de janeiro de 2012

2012 >>> com o pé DIREITO

ANO novo e todo mudo diz que quer começar com o pé direito... mas alguém aí sabe por que cargas d'água é com o direito que se começa bem? Ou por que causa, motivo, razão ou circunstância levantar com o pé esquerdo é algo assim tão ruim

A titia tirou o dia pra tentar explicar ^^; 


[* EXPLICAR vem do latim, e traduzindo literalmente quer dizer "tirar as dobras"; ou seja vamos desamassar esse assunto e deixá-lo lisinho como uma camisa que acabou de voltar da lavanderia. Descomplicado: simples assim...]


Pois vamos lá: todos vocês sabem que desde que existem os grupos de homo sapiens existem os tabus e o interditos, não é mesmo? O lado esquerdo se tornou um deles… E reza a lenda que isso se deve ao batidíssimo conflito entre matriarcado e patriarcado… Vocês sabem: a oposição entre visões organizacionais de mundo onde outrora as mulheres se sobrepujavam socialmente e ocorreu a posterior “ascensão” masculina, que perdurou pelos séculos dos séculos até [supostamente] o renascimento do feminismo... Isso tudo dá muito pano pra manga e titia não vai discutir essa questão… [Pelo menos não nesse post.] O que nos interessa agora é que a DIREITA está associada ao masculino e o ESQUERDO ao feminino.


Isso se dá graças à associação entre o lado direito e a força física, posto que grande parte das pessoas tem mais controle motor e habilidade usando a mão direita... Características estereotipadamente masculinas. O que leva ao tabu dos canhotos... Que infelizmente perdurou [ainda não perdura?] enraizado no ocidente de tal forma que um dos epítetos do Diabo é “O Canhoto” (a esquerda associa-se às sombras do poente e a direita à luz do nascente); e esse [pré]conceito está solidificado ao ponto de o termo usado para definir uma pessoa muito habilidosa e sua qualidade é “destra” e “destreza” [que é como se diz direita em latim: dextra], também dizemos que quando algo é certo este algo é direitoPensem nisso, minhas caras crianças: o quão impregnada de idéias latentes está nossa linguagem cotidiana… Idéias que compartilhamos e adotamos sem ao menos tomarmos consciência!


Mas, enfim, o que supostamente torna a esquerda tão odiosa e sinistra [sim, meus amores, isso também vem do latim: sinextra, a sombria, os maus presságios – não se esqueçam de que entre Gregos e Romanos acreditava-se em previsões da sorte com base no vôo dos pássaros e que se as aves voassem para a Direita tudo daria certo… o contrário era Tragédia na certa!] seria essa negação e repúdio sexista, que ocorreu durante tanto tempo afim de afirmar o domínio de uma parcela da humanidade sobre outra parcela que deveria parecer mais fraca e desacreditada… Será isso mesmo? Não sei se é… até agora o que li sobre o assunto vem confirmando a tese.  Aceito sugestões!



Caso esse tema tenha despertado a sua ânsia pelo conhecimento a titia recomenda a seguinte leitura pra mais curiosidades lendárias:


BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega. Vol. II.  4. ed. Petrópolis: Vozes, 1991, pp, 144-7.


Na verdade recomendo a leitura dos três volumes que Junito de Sousa Brandão dedicou à Mitologia [não só] Grega… Pois ele trata de literatura e diversos outros temas ligados ao Clássico de maneira didática e agradável.



Boas Leituras! E um Excelente 2012!


3 comentários:

Mostre ao mundo até onde você viajou nesta maionese em que se encontra!